Ao final do ano ou de um ciclo, é natural refletirmos sobre tudo o que vivenciamos, sejam as conquistas ou as perdas. É comum agradecermos por essas experiências, pois até nas situações difíceis podemos tirar algo de bom. Mas já parou pra pensar que, muitas vezes, nossa gratidão vem destituída de sentimento profundo?
Na pressa do dia a dia, agradecemos no piloto automático. Quando falamos “muito obrigado”, soa mais como um gesto de educação, como parte das normas de boas maneiras diante de uma gentileza ou favores, do que um verdadeiro reconhecimento sobre o motivo do agradecimento, o que nos afasta da essência da gratidão.
A gratidão, quando praticada de forma consciente, é um sentimento poderoso e transformador que impacta positivamente nossa saúde mental. Ao nos concentrarmos nas coisas pelas quais somos gratos, especialmente aquelas pequenas e triviais da nossa rotina que, de tão comuns, nem percebemos sua importância, experimentamos uma sensação de prazer. Isso acontece porque nosso cérebro libera dopamina, uma substância que nos faz sentir bem, reduzindo emoções negativas.
Claro que, para muitas pessoas, praticar a gratidão pode não ser tão simples, principalmente diante de situações drásticas ou de intenso sofrimento. Porém, o que gostaria de chamar atenção é que há uma tendência natural em focar nos aspectos negativos da vida ou naquilo que falta, em vez de reconhecer e valorizar o que já temos. A comparação social é um exemplo disso, e só agrava a situação, pois nos conduz a um estado de inadequação e insatisfação, afetando nossa saúde mental.
De forma geral, associamos a felicidade a algo que está por vir ou a objetos externos, como bens materiais, em vez de considera-la um bem-estar baseado em avaliações positivas da vida. No entanto, quando reconhecemos nossas conquistas e agradecemos pelo que temos, desenvolvemos um sentimento de autoapreciação que nos ajuda a enfrentar os desafios diários com mais confiança.
Compreender e exercitar a gratidão diariamente pode transformar nossa perspectiva e contribuir significativamente para uma vida mais saudável e feliz. Agradecer é um dos verbos mais importantes da nossa existência, começando pela gratidão pela própria vida. Créditos: Joselene L. Alvim-psicóloga